sábado, 29 de dezembro de 2012

Relatividade Restrita - Vídeo.

Esse é um bom vídeo sobre a relatividade. Apesar de usar termos de português de Portugal, mas é fácil de entender.

Novidades para o próximo ano.

Pessoal estou preparando uma serie de temas para ser discutido de foma mais dinâmica.  a série virar no final de Janeiro.

domingo, 28 de outubro de 2012

Movimento harmônico simples (MHS)



O movimnto harmônico é um movimento de vai-e-vem. Quer dizer que é um movimento que tende a retornar a posição de equilíbrio.
Os sistemas harmônicos mais comuns que vemos em nossos livros didáticos são os pêndulos simples e o conjunto massa-mola.
O MHS está sempre relacionado a uma força restauradora. O que leva o corpo a passar varias vezes na mesma posição.
Para entende-lo de uma forma mais completa deveremos entender bem alguns conceitos fundamentais. Tais como, os conceitos de Período (T), que é o tempo necessário para o movimento começar a se repetir, e Frequência (f), número de repetições feitos num intervalo de tempo. Podemos ver que o período é o inverso da frequência.
T=1/f e f=1/T
Nesta condição o período é dado em segundo "s" e a frequência é dada em Hertz "Hz" (s-1), no SI, ou ainda em rotações por minuto "RPM".

terça-feira, 23 de outubro de 2012

A maçã de Newton

Acredito que uma das mais famosas história da ciência é a do Grande físico Sir Isaac Newton e como ele descobriu  a gravidade quando foi atingido por uma maçã.

Porém hoje sabemos que essa famosa história é na verdade uma lenda. A maçã nunca o acertou. Leia a tradução do texto que foi escrito no livro de Newton.

“Após o jantar, o clima estava quente, nós fomos para o jardim e bebemos chá embaixo da sombra de algumas árvores; somente eu e ele. Entre outras discussões, ele me disse, que estava na mesma situação, como a noção de gravidade veio até sua mente. Por que deve uma maçã sempre cair para baixo em linha reta em direção ao solo, pensou ele, que sempre observava maçãs caírem do seu local de contemplação. Por que ela nunca vai para o lado ou para cima? Mas sempre em direção ao centro da Terra? Com certeza, a razão, é por que a Terra a atrai…”

Claro que a história da maçã acertando a cabeça do gênio é bem mais interessante.

fonte: http://cienctec.com.br/wordpress/index.php/a-verdadeira-historia-de-newton-e-a-maca-agora-o-publico-pode-acessar-a-biografia-deste-grande-cientista/

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A energia desaparecida.

Segundo o Princípio da Incerteza de Heisenberg, não podemos ter certeza do valor de grandezas canonicamente conjugadas.
A mais famosa dupla de grandezas conjugadas é a posição e o momento linear (quantidade de movimento), que está diretamente ligado a velocidade do móvel.
Um outro par, não tão famoso, é o tempo e a energia. Quer dizer que, se sabemos com boa margem de certeza o tempo não podemos saber com exatidão sobre a energia. Não sendo possível determinar com exatidão a energia do universo seria contrário a primeira lei da termodinâmica  que diz que  a quantidade de energia do universo é constante.
Se a quantidade de energia no universo é constante, no exato instante do inicio do universo é a mesma que agora. Logo podemos saber com exatidão a energia e o tempo.

Neste cabo de guerra entre a primeira lei da termodinâmica e o principio da incerteza, quem ganharia?

Se houver a vitória do principio da incerteza, deve haver um certo nível de flutuação quântica de energia no universo. Desta maneira pensemos para onde vai a energia desaparecida de nosso universo?

domingo, 21 de outubro de 2012

Tire sua dúvida



Esta secção foi aberta para que eu possa tirar dúvidas de vocês, meus leitores.

O que é ciências?


"A ciência é prática. Ainda que a ciência ocasionalmente envolva aprendizado com base em manuais e aulas, sua principal atividade é a descoberta. A descoberta é um processo ativo, presente, não algo para ser realizado apenas por estudiosos isolados do mundo". Ciência é a forma de desenvolver o conhecimento humano baseado no método cientifico, quer dizer que tem que ser feito de forma rígida.

O método cientifico é baseado (1.) observação, (2.) pergunta sobre o problema, (3.) hipótese, (4.) teste ou experimento e (5.) confirmação ou refutação.

A observação é a fase de olhar a sua volta e perceber o fenômeno que acontece.

A pergunta  sobre o problema surge a partir da observação, quando percebemos o fenômeno. Perguntamo-nos sobre o problema. Essa pergunta é fundamental para orientar nossa pesquisa.

Depois de nos perguntarmos sobre o fenômeno, devemos construir uma hipótese que explique o fenômeno. Depois que a construímos uma hipótese devemos ver como podemos testa-la.

A experimentação é a fase de testar a hipótese. Vai ser feito alguns testes para validar a hipótese ou refuta-la.

Se a hipótese falhar, deve-se voltar a faze de hipótese.

Com a confirmação a hipótese torna-se uma lei cientifica. Um conjunto de leis cientificas formam uma teoria cientifica.