quinta-feira, 29 de junho de 2017

Estranha física de MIB: os fins do mundo


Na trilogia o planeta terra vive em crise e ameaça de destruição global. No primeiro filme encontramos um cruzador de guerra de uma raça alienígena, no segundo filme o a ameaça é a luz de zarta que entrará em processo de aniquilação e ameaça destruir o planeta, no terceiro filme a ameaça é um et que pode subjugar e destruir a terra se a rede de defesa planetária não for instalado.
Mas como se pode acumular tanta energia? Em nosso universo a melhor forma de acumular energia em forma de materia, poem vimos que a equivalencia massa energia não ocorre no universo MIB. Desta forma dev-se ter algo similar. Deve haver uma forma de geração e transporte de energia. Desta forma é possível ter equipamentos com potencias muito grande.

No universo de MIB:
Não há equivalência massa energia.
As diversas dimensões são acessíveis.
Forma se geração de energia misteriosa.

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Estranha física de MIB: Não aperte o botão vermelho


Uma cena que normalmente as pessoas dizem (ou no minimo acham) que não pode acontecer é a cena do carro super sônico.
Nem preciso falar muito, pois os dragters estão ai para prover que é possível.
É possível também andar no teto de um túnel apenas com a inercia. o problema seria para desviar das placas, mas sucos nos pneus explica isso.
Nenhuma novidade neste post.

No universo de MIB:
Não há equivalência massa energia.
As diversas dimensões são acessíveis.

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Estranha física de MIB: o inseto e a roupa humana.

Ainda no primeiro filme vemos uma cena grotesca de um inseto alienígena gigante utilizar a pele do pobre Edgar durante boa parte do filme.
Mas como é possível um corpo tão grande caber em um disfarce tão pequeno? Na verdade Vemos o mesmo problema com diversos disfarces utilizados por inúmeros ets na trilogia.
Podemos explicar de uma forma simples. Se as dimensões extras da teoria-M forem acessíveis eles podem criar espaço extra nestas dimensões extra.
Uma outra forma de explicar os disfarces é com a chamada teoria da evolução convergente, mas como podemos ver que os insetos do filme não pode ser só a evolução convergente.

No universo de MIB:
Não há equivalência massa energia.
As diversas dimensões são acessíveis.

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Estranha física de MIB: A galáxia no Cinturão de Órion.

Caramba... 20 anos que o primeiro filme da trilogia foi lançado. Lembro de ter gostado muito deste filme. Mas foi uma loucura quando eu vi aquela história de galaxia no cinturão de Órion.
Lembro que essa galáxia foi marcante para mim, pois Órion era a unica constelação que identificava naquela época.
Mas seria possível ter uma galáxia em uma joia?
Teríamos um problema, a energia de uma galáxia iria curvar o espaço-tempo. Na verdade a equivalência massa e energia mostra que a energia de uma galáxia teria um campo gravitacional enorme para estar em uma joia.
No filme fica claro que a galáxia tem toda essa energia, mas não aparenta ter massa. desta maneira podemos supor que no universo do filme não há equivalência massa e energia.
O espaço-tempo pode se dobrar sobre a energia construindo uma galáxia em um espaço diminuto em nossa perspectiva tridimensional  mas gigantesca em uma perspectiva diferente. logo já temos duas informações.

No universo de MIB:
Não há equivalência massa energia.
As diversas dimensões são acessíveis.

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Dinamica de fluídos e as enchentes.

Faltei com vocês na ultima semana, mas peço perdão.

Hoje vamos falar sobre um tema que atormenta muitas pessoas no mundo todo. As enchentes que vem atormentando os moradores de Pernambuco e de Alagoas.
Mas se a água escoa como ela pode provocar enchente?
A velocidade de escoamento da água é dado pela equação da continuidade de Bernolli. A energia potencial gravitacional se transforma em energia cinética e a velocidade de escoamento sai dai.
Quando pessoas põem obstáculos na trajetória do fluxo a velocidade se diminui e se retém em forma de enchentes.