quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Gravidade Artificial: como poderíamos viver em uma Base Espacial?


Quando o ser humano passa muito tempo em locais de gravidade baixa ou em microgravidade seu corpo passa por mudanças inconvenientes. Perda de massa muscular e massa óssea são as mais comuns. Portanto seria muito complicado manter uma base permanente na lua, em marte ou, simplesmente, em órbita.
Como poderia o ser humano criar “gravidade artificial”? Será que nós poderíamos criar algum dispositivo que permita a vida normal fora da terra?
Em termos de física a gravidade é uma aceleração que pode ser simulada com outra forma de aceleração que tenha a mesma intensidade da gravidade da terra. Poderíamos ter este simulador de gravidade em órbita de duas maneiras, uma nave que acelere para frente com a mesma aceleração da terra (situação improvável para nossa tecnologia atual) ou uma nave cilíndrica que gira entorno do seu próprio eixo fazendo a aceleração centrípeta fazer o papel da gravidade.
A figura acima é uma representação de uma nave em forma de cilindro como o falado chamada de Colônia de O'Neill, que propõem um possível habitat para uma possível colonização espacial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário