quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O que há depois de Higgs?

Neste ano Bóson de Higgs levou a física para os noticiários de TV e revistas de apelo popular.
Acho engraçado notarmos que todos os anos têm a premiação do Nobel, mas nenhum dos anos anteriores (ao menos ate onde eu me lembro) não houve tanta repercussão quanto houve esse ano.
Lembro-me de ter visto uma entrevista na televisão que o repórter perguntou: “Qual é a importância da descoberta do bóson de Higgs e o que podemos esperar para o futuro?” A minha resposta foi tão rápida e exata quanto a dele. A resposta é muito simples: “nada vai mudar.” Nem na sociedade como conhecemos ou na física.
A ideia do campo de Higgs tem mais de 50 anos e isso não mudará nada em física teórica (na verdade vai tirar-nos algumas outras teorias que surgiram para responder as mesmas perguntas que a teoria de Higgs responderia só que não utilizaria o campo de Higgs).

E com certeza não teremos nenhuma tecnologia imediata que utilize essa descoberta. O grande ganho do encontro da partícula de Deus é a solidificar e dar consistência ao modelo padrão. Podemos agora nos concentrar em novos problemas da física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário