quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

As mentiras que os professores contam.






Existem algumas coisas que aprendemos no ensino médio e fundamental que não corresponde ao conhecimento científico moderno.
Muitos alardeia que a lei da conservação da massa de Lavoisier, Que fala que a massa não pode ser construída ou destruída apenas transforma-se, sem perceber que a energia nuclear é diametralmente contra a Lei da conservação da massa tal como está escrita.
A energia nuclear tem fonte na conversão da massa de átomos em decaimento radioativo em energia pela equivalência massa energia de Einstein.
A disputa entre heliocentrismo e geocentrismo e a fabulosa vitória do heliocentrismo copernicano, põe a terra em seu devido lugar. Na batalha sobre qual deve ser o ponto de referência privilegiado o sol foi o campeão. Exceto pelo fato de que a teoria da relatividade diz que não há referencial privilegiado.
E essa foge um pouco da física mas eu gosto muito dessa. Meus professores de biologia gostavam de dizer que entre a abiogênese, a teoria aristotélica da geração espontânea da vida, e a biogênese, teoria que fala que um ser vivo surge de outro ser vivo, é claro que uma é campeã, mas neste caso não basta isso. Os vi ridicularizando a teoria da abiogênese, como pode ver existiam receitas para a produção de ratos e moscas.
Eu ria muito destas teorias e receitas de criar vida. A geração espontânea seria uma ideia ridícula se não fosse real. Ao menos essa é a teoria atualmente aceita na biologia (até onde eu sei pelo menos). Claro que eu não falo da geração espontânea de animais já desenvolvidos, mas falo da geração de aminoácidos, proteínas, DNA e seres unicelulares que evoluíram e chegou ao que é hoje.
Enfim, existem várias outras mentiras que os professores contam, mas são todas provenientes da falta de reflexão e da cresça religiosa nos livros didáticos.


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