quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Como as coisas quebram: Entropia.


Um prato naturalmente pode ir do estado inteiro para o quebrado, mas os cacos de vidro tem as mesmas quantidade de energia do prato inteiro. Qual o motivo de não podermos ver por ai cacos tornando-se pratos?
Na verdade temos um fenômeno físico chamado de entropia, que é regido pela segunda lei da termodinâmica.
A entropia é a reserva de energia que pode ser usado em um sistema, quando imaginando no macroscópico. No mundo microscópico a entropia é entendida como o caos em um sistema. Devemos entender que caos e desordem na verdade é uma condição da homogeneidade.
Em um sistema ordenado cada coisa tem seu lugar, como quando pingamos uma gota de anilina num copo com água, a anilina ficando em sua forma de gota seria um estado de ordem. se a anilina se mistura com a água se espalhando pela água temos um aumento progressivo da desordem ate que não conseguimos distinguir a separação das substâncias.
A entropia de um sistema sempre aumenta e é o aumento progressivo da entropia que define a direção do tempo. Se vemos um vídeo que um ovo frito sai da frigideira de volta para dentro da casca, deduziremos que o vídeo está passando de traz para frente.
Sim, a segunda lei da termodinâmica diz que a entro pia sempre aumenta no universo, por esse motivo, tudo quebrara.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Onde por o condicionador de ar?

Onde por o condicionador de ar?
Na verdade não há uma resposta correta para esta pergunta. Mas podemos dizer que os aparelhos condicionadores de ar deve ser postos no alto das paredes para reduzir o consumo de energia.
Pois o ar frio liberado pelo condicionador de ar é mais denso que o ar do ambiente e tenderá a ocupar a parte de baixo das salas.
Se pusermos o condicionador de ar na parte de baixo da parede o ar frio mais denso não subira tornando a troca de calor por convecção mais difícil. A troca de calor por condução continuaria acontecendo, porém o ar é um bom isolante térmico o que faria gastar mais energia.

Há, também, a necessidade de verificar a limpeza e se a potência do aparelho é compatível com o espaço e o número de ocupantes.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Por que aprender física?

Ora ora. Por que devemos aprender física?
A lei Brasileira diz que devemos aprender as disciplinas escolares para sermos bons cidadãos e profissionais.
Mas como a física me ajudaria a ser bom cidadão? E ainda como serei um bom profissional com a física se eu escolher uma profissão na área de humanas?
Devo dizer que a física como é ensinada na escola, com um amontoado de equações e uma infinidade de informações inúteis no dia a dia. Em uma educação que não tem o fim na sociedade mas em uma prova de vestibular torna tudo chato e despropositada.
Devemos aprender física, e as demais ciências, porque a sociedade tem avançado a passos largos em sua tecnologia. E sem conhecimento em física nós estamos reféns das falsas informações. Energias de cristais, motores que funcionam sem combustível, o motores mais eficientes, melhor computadores, formas mais avançadas de diagnósticos médicos. Tudo isso depende de conhecimentos que estão consolidados ou em desenvolvimento nas trincheiras da ciência.
Pois como diz Gilberto Gil, na música queremos saber,  "Pois se foi permitido ao homem Tantas coisas conhecer É melhor que todos saibam O que pode acontecer." é fundamental.
Se conhecemos física de uma forma mínima exigida pela lei educacional podemos prever um pouco sobre a tecnologia, entender notícias sobre novas tecnologias e como essas podem repercutir em nossa sociedade. poderemos lidar melhor com a tecnologia que depende da eletrônica, da mecânica. podemos escolher melhor equipamentos e opinar sobre novos equipamentos a serem escolhidos em sua empresa.
Para isso é que devemos aprender física, não apenas para passar no vestibular.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Indução ou dedução.



Dois amigos, um físico e um matemático,viajam para um país distante e lá eles vêm uma ovelha negra em cima de um morro.
O físico diz: "Olha que interessante. Neste pais todas as ovelhas são negras."
O matemático diz: "Não amigo, o que podemos dizer é que neste pais tem ao menos um morro onde há ao menos uma ovelha que tem ao menos um dos seus lados negro."

Vemos nesta piada um conflito entre as duas forma de pensamento que faz a ciência e são caracterizados por seus representantes. A física como as demais ciências tende a gerar um pensamento indutivo que generaliza, universaliza e torna atemporal. E a matemática é uma linguagem que evidencia o pensamento dedutivo que demonstra, restringe e define.
Hoje, nós temos a ciência com um misto de pensamento indutivo e dedutivo. Mostrando-nos como a ciência cria modelos que depende do homem e de sua compreensão da natureza. A indução nos mostra quais os conceitos mínimos, que chamamos de postulados, da teoria e a partir disso formamos uma teoria com a dedução a partir dos postulados criados.

Com isso podemos perceber que a ciência não é definitiva, mas sim provisória e limitada pelos homens.