quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Como as coisas quebram: Entropia.


Um prato naturalmente pode ir do estado inteiro para o quebrado, mas os cacos de vidro tem as mesmas quantidade de energia do prato inteiro. Qual o motivo de não podermos ver por ai cacos tornando-se pratos?
Na verdade temos um fenômeno físico chamado de entropia, que é regido pela segunda lei da termodinâmica.
A entropia é a reserva de energia que pode ser usado em um sistema, quando imaginando no macroscópico. No mundo microscópico a entropia é entendida como o caos em um sistema. Devemos entender que caos e desordem na verdade é uma condição da homogeneidade.
Em um sistema ordenado cada coisa tem seu lugar, como quando pingamos uma gota de anilina num copo com água, a anilina ficando em sua forma de gota seria um estado de ordem. se a anilina se mistura com a água se espalhando pela água temos um aumento progressivo da desordem ate que não conseguimos distinguir a separação das substâncias.
A entropia de um sistema sempre aumenta e é o aumento progressivo da entropia que define a direção do tempo. Se vemos um vídeo que um ovo frito sai da frigideira de volta para dentro da casca, deduziremos que o vídeo está passando de traz para frente.
Sim, a segunda lei da termodinâmica diz que a entro pia sempre aumenta no universo, por esse motivo, tudo quebrara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário