quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Aprenda a 3ª lei de Newton.

Este é um exemplo de uma pessoa que não aprendeu sobre a terceira lei de newton ou a lei da conservação do momento linear. Ai deu nisto.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

A função do professor: Sabe, mas não sabe passar.


Já vi muitas pessoas falarem que conhecem um professor muito bom que sabem muito, mas que não sabem passar. Falam sobre o professor ter uma boa qualidade por seus conhecimentos apesar de não saber "passar" a matéria.
Esse tipo de afirmação me deixa pensando em algumas coisas.
Primeira coisa é sobre a função do professor. Para mim a função básica do professor é desenvolver o conhecimento no aluno, quer dizer, o bom professor é aquele que faz o estudante aprender (o  que dá ferramentas para que o estudante aprendam por si só). E por esse motivo acredito que a qualidade do professor deve ser medida a partir de suas capacidades de desenvolverem seus estudantes e não pelo conhecimento que ele demonstre ter.
Imagine: "Aquele enfermeiro sabe muito só não sabe cuidar dos pacientes" ou "Aquele engenheiro é muito bom, ele só não sabe projetar" ou "Aquele jogador de futebol é muito bom, mas ele não joga futebol". Parece-nos frases absurdas e evidenciam que tem algo errado em "esse professor sabe muito, mas não sabe passar".
Segunda coisa é o fato de que acumulo de conhecimento sem a capacidade de aplica-los não é considerado inteligência. Inteligência é a capacidade de mobilizar seus conhecimentos físicos e mentais para resolver problemas. Desta maneira se não aplicamos o conhecimento que temos nem de inteligente podemos classificar a pessoa.
Por fim, conheço muitos professores que fingem ter conhecimento ou fingem que certos conhecimentos estão distantes dos níveis cognitivos dos estudantes para não  serem ameaçados na disputa de poder em uma sala de aula. Quer dizer professores que tem falso conhecimento para fingir ser quem não é.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

comentário sobre a 3ª lei de Newton

Muitas pessoas falam sobre a lei da ação e reação, porém, noto que poucos a entendem de verdade.
A primeira coisa que devemos entender é que as forças de ação agem em um corpo e as forças de reação agem em outro corpo. Muitas vezes imaginamos que os pares de ação e reação atuam no mesmo corpo.
Se um animal puxa uma carroça a carroça também puxará o animal e dessa forma nem o animal nem a carroça deveria locomover-se. Mas todos que já viram uma charrete sabe  que elas de movem. E isto acontece porque o animal aplica força na carroça e no solo e o solo e a carroça aplicam força nele.
A segunda coisa que deveríamos pensar é se dois corpos tocam-se e aplicam forças de forma desiguais os corpos iam acelerar de maneira desiguais.
Imagine que tenhamos duas bolas idênticas que colidam uma com a outra, se a 3ª lei de Newton não funcionasse significa que a bola "A" se afastaria da bola "B" com velocidade diferente da velocidade que a bola "B" se afastaria da bola "A". O que faria ser impossível entender qualquer coisas de mecânica.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Comentário sobre "O universo numa casca de noz".

O universo numa casca de noz.
Titulo original:  The Universe in a Nutshell.
Autor: Stephen Hawking.
Ano do lançamento: 2001.
Preço médio: R$ 45,00
                     R$ 15,00 uma versão de bolso.

Um bom livro de divulgação científica que fala sobre física teórica e cosmologia.
Um livro bem ilustrado com imagens e boxs esclarecedores, na verdade são complementares as informações escritas ou até mesmo partes integrantes do texto. Por esse motivo não vale a pena baixar esse PDF na internet (aos que insistem indico esse) por falta das imagens temos uma perda do conteúdo.
Nas pesquisas para montar esse post vi que lançaram uma versão de bolso com preço convidativo, mas não sei como fizeram com as ilustrações.
O autor é sem duvidas um homem genial, mesmo sofrendo de uma doença degenerativa superou as expectativas da sociedade e é reconhecido por inúmeras pessoas como uma das pessoas mais inteligentes do mundo.
O livro é um Best Seller. Sendo quase uma obrigação sua leitura por quem gosta de física explica muita coisa para leigos. Mas o uso de termos muito técnicos com explicação nem sempre tão simples, não deve ser uma leitura indicada para iniciantes.
O texto não foi surpreendente, já que  pelo nome do autor eu esperava um excelente livro. E o texto estava dentro de minhas expectativas.

Em resumo: para mim é um livro que Recomendo para qualquer um que goste de física e que já tenha um pouco de conhecimento na área.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Agradecimentos

Bem, venho agradecer por tudo, ao meu público pelo ano que passou.
O ano de 2014 foi um ano muito bom e lançamos duas séries de relativo sucesso aqui no blog. Uma sobre física quântica, em que eu falei sobre o mundo das partículas subatômicas e do modelo padrão, e a outra foi sobre a estranha física do universo Star Wars, em que falei sobre algumas coisas que vemos nos filmes da série Star Wars com os olhos da física que conhecemos e quais as opções para isso acontecer em um universo com leis diferentes das que conhecemos em nosso universo.
Mas 2014 já passou... o que podemos esperar para 2015?
Para ser honesto não sei se conseguirei manter a fidelidade semanal, mas tentarei manter.
Como 2015 é o ano que a teoria da relatividade geral completa seu primeiro centenário penso em fazer uma série sobre a relatividade e sobre as teorias do ano miraculoso de Einstein.
Tentarei fazer mais algumas postagem sobre a estranha física de algum universo de referência famosa.
E pensei em fazer alguns comentários sobre livros sobre física, matemática, história da ciência e de divulgação científica.

Vamos em frente que 2015 está só começando.