quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

A função do professor: Sabe, mas não sabe passar.


Já vi muitas pessoas falarem que conhecem um professor muito bom que sabem muito, mas que não sabem passar. Falam sobre o professor ter uma boa qualidade por seus conhecimentos apesar de não saber "passar" a matéria.
Esse tipo de afirmação me deixa pensando em algumas coisas.
Primeira coisa é sobre a função do professor. Para mim a função básica do professor é desenvolver o conhecimento no aluno, quer dizer, o bom professor é aquele que faz o estudante aprender (o  que dá ferramentas para que o estudante aprendam por si só). E por esse motivo acredito que a qualidade do professor deve ser medida a partir de suas capacidades de desenvolverem seus estudantes e não pelo conhecimento que ele demonstre ter.
Imagine: "Aquele enfermeiro sabe muito só não sabe cuidar dos pacientes" ou "Aquele engenheiro é muito bom, ele só não sabe projetar" ou "Aquele jogador de futebol é muito bom, mas ele não joga futebol". Parece-nos frases absurdas e evidenciam que tem algo errado em "esse professor sabe muito, mas não sabe passar".
Segunda coisa é o fato de que acumulo de conhecimento sem a capacidade de aplica-los não é considerado inteligência. Inteligência é a capacidade de mobilizar seus conhecimentos físicos e mentais para resolver problemas. Desta maneira se não aplicamos o conhecimento que temos nem de inteligente podemos classificar a pessoa.
Por fim, conheço muitos professores que fingem ter conhecimento ou fingem que certos conhecimentos estão distantes dos níveis cognitivos dos estudantes para não  serem ameaçados na disputa de poder em uma sala de aula. Quer dizer professores que tem falso conhecimento para fingir ser quem não é.

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