quinta-feira, 25 de junho de 2015

A estranha física da Mulher Maravilha.

A mulher maravilha é um exemplo de uma super humana. A maior parte dos poderes dela podem ser explicados com uma fisiologia diferenciada onde ela tem músculos mais poderosos e fator de cura ou resistência mental.
Mas temos 3 coisas bem legais que podemos discutir aqui. A capacidade de voar, o laço da Verdade e o avião invisível.
O laço da verdade pode ser explicado de forma simples com um composto de nanotecnologia que reage as sutis variações hormonais provocados pela mentira juntos com uma corda de grafeno. Esse tipo de maquina dede ocorrer com uma regra diferente de entropia no universo. O que ajuda a explicar a enorme quantidade de seres com uma Fisiologia diferenciada.
O poder de voar sem asas e no espaço é um pouco mais complicado de explicar. Como os campos eletromagnéticos no espaço interestelar  é muito complexo por esse motivo a capacidade de voo não pode ser explicado com o controle do campo eletromagnético apenas. Acredito que o voo desta forma deve-se ao controle fino das propriedades gravitacionais da matéria. dessa forma eles deve ter controle sobre o campo de higgs de maneira a alterar a massa e até mesmo criar massa negativa. a massa negativa acabaria com a lei da conservação da energia como a conhecemos, mas manteria a lei da conservação em um nível bem mais amplo.
Por fim, a invisibilidade. Temos aqui dois problemas, um é o equipamento invisível, que é bem simples de explicar, e outro é como uma pessoa pode ficar invisível, lembro que fiquei devendo essa quando falei do lanterna verde. Para um objeto ser invisível é simples, basta ele ser feito de um material transparente, quer dizer, ter o índice de refração idêntico ao índice de refração do ar. mas para as pessoas ficar invisíveis é um pouco mais complicado para isso ele tem que desviar os raios de luz por cima dele. Isso pode ser feito com uma manipulação precisa do campo eletromagnético entorno da pessoa. O problema sobre isso é que para nós podermos enxergar precisamos que a luz pata em nossas retinas, isso quer dizer que alguma luz tem que entrar nos olhos e não contornar o que faria todo corpo ficar invisível, exceto os olhos.
Olhos flutuantes é bem cara de desenho animado mesmo.

O que já sabemos do universo DC:
1. Acesso ao hiperespaço.
2. A termodinâmica não funciona como conhecemos, a entropia é diferenciada.
3. A lei da conservação da energia se mantém com o diferencial da massa negativa..
4. Alguns super heróis podem controlar gravitons.
5. Controle fino do campo de higgs.

Veja também:
A estranha física do Lanterna Verde.
A estranha física de Aquaman.
A estranha física de Eléktron (Átomo).
A estranha física do Batman.
A estranha física do Flash.
A estranha física do Super-man.
A estranha física do Arqueiro Verde.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

A estranha física de Aquaman


 Aquaman é um dos maiores injustiçado do universo DC. Tornou-se uma piada por sua restrição a poderes envolverem o mar mas eu vejo poderes incríveis e potencialmente importantes.
O poder mais notório do Aquaman é a capacidade telepática com animais marinhos. Mas a minha fonte diz que ele tem capacidades telepáticas com seres humanos e com a água do mar, quer dizer que ele pode controlar as mentes de todos os seres vivos e de controlar as águas. Acredito que podemos explicar a capacidade telepática com uma sensibilidade ao campo eletromagnético gerado pelos pensamentos e a geração do campo de maneira forte a ponto de modificar os campos dos pulsos elétricos do pensamento dos outros seres, de tal forma que posso dizer que o poder se restringe a vida marinha por causas psicológicas e não não ser possível. E o fato de controlar a água mostra que ele deve controlar também o campo gravitacional quer dizer que ele controla a massa. Deixando duas formas de explicação: ou ele tem o controle de gravitons ou controla o campo de higgs. Mas se ele não pode voar a proposta do campo de higgs torna-se fraca deixando ser mais provável a a capacidade de controlar os gravitons.
Desse poder famoso, temos a capacidade de respirar em baixo d'água o que mostra que ele tem uma fisiologia diferente como se ele tivesse guelras internas. E a capacidade de ficar em grandes profundezas com pressões enormes, isso mostra uma fisiologia que resiste a golpes e forças gigantescas, tais como tiros e outros disparos. Uma capacidade regenerativa e uma força descomunal na e velocidade de nado próximo a velocidade do som.
A capacidade de ouvidos sonar é facilmente explicada com uma forma fisiológica adaptada para vida em baixo d'água com audição ultrassônica.
Aceitando a ideia que ele controla o campo gravitacional devo dizer que ele pode destruir a terra de maneira fácil.

O que já sabemos do universo DC:
1. Acesso ao hiperespaço.
2. A termodinâmica não funciona como conhecemos.
3. A lei da conservação da energia está por um fio.
4. Alguns super heróis podem controlar gravitons.

Veja também:
A estranha física do Lanterna Verde.
A estranha física da Mulher Maravilha.
A estranha física de Eléktron (Átomo).
A estranha física do Batman.
A estranha física do Flash.
A estranha física do Super-man.
A estranha física do Arqueiro Verde.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Comentário sobre "A ciência dos superpoderes".

A Ciência dos Superpoderes.
Titulo original: La ciencia de los Superherois.
Autor:  Juan Scaliter.
Ano do lançamento: 2013.
Preço médio: R$ 31,50
                    
Um livro que eu achei impressionante, com muita informação.
O livro traz um conjunto de desenvolvimentos científicos que estão em nosso laboratórios e que em alguns anos teremos essas tecnologias sendo usadas no nosso dia a dia. O autor faz conexões entre os poderes de personagens famoso (ou nem tão famosos) e essa tecnologias.
O livro traz algumas ilustrações e gráficos. Além de ser recente e de ter um autor pouco conhecido não faz do livro um livro fraco.
Se você gosta de de Ciência e tecnologia e/ou é um Geek da cultura pop você deverá gostar.
Para mim o livro atendeu as expectativas e até trouxe muitas informações que eu desconhecia.

Em resumo: para mim é um livro que recomendo para qualquer um que goste de ciência e tecnologia e/ou curte cultura Pop.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

A estranha física do Lanterna Verde.


Devo  dizer que não sou muito fã dos personagens DC e por isso as principais fontes que tenho para essa série são filmes e as descrições que eu peguei na Wikipedia. Mas, devo confessar que o lanterna verde é o que eu mais gosto.

"No dia mais claro, na noite mais escura, nenhum mal escapará a minha visão!
Que aqueles que adoram o poder do mal, temam o meu poder ... A LUZ DO LANTERNA VERDE!"
Juramento do lanterna verde.
Vamos começar falando sobre os construtos de energia verde (Que não tem nada a ver com energia produzida sem causar danos ao meio ambiente.) que é gerado pela anel e alimentado pela lanterna.  Em nosso universo eu poderia dizer que isso pode ser feito com a manipulação de campo eletromagnético a ponto de materializar a energia o que faria ser necessário muita energia (entendendo que temos a famosa equivalência E=mc²) que não seria carregado em uma lanterna. Ou essa lanterna retira energia do hiperespaço ou o universo DC não está sob o julgo da primeira lei da termodinâmica.
A manipulação da força eletromagnética explicaria os tampões de interferência de comunicação telepática e a capacidade de voo, porém o transporte em distâncias interestelares dá um bônus na ideia de hiperespaço ou buracos de minhoca. Mas mover-se na velocidade da Luz vou comentar quando falar no Flash.
O anel também tem uma capacidade computacional gigantesca. o que indica que tem uma enorme fonte de energia e que não se deteriora tanto que dizer que a segunda lei da termodinâmica também sofre um pequeno abalo. A capacidade de comunicação me diz que temos uma comunicação pelo hiperespaço ou levamos uma comunicação por emaranhamento quântico.
A capacidade de ficar invisível é bem legal, mas ficar invisível que dizer não poder ver, e tornaria a explicação da fraqueza à cor amarela simplesmente impossível. Por falar nessa fraqueza posso explicar de forma bem simples: se o poder da tropa do lanterna verde manipula o campo eletromagnético na frequência do verde uma campo manipulado na frequência do amarelo provocaria o que chamamos de batimentos.

O que já sabemos do universo DC:
1. Acesso ao hiperespaço.
2. A termodinâmica não funciona como conhecemos.
3. A lei da conservação da energia está por um fio.

Eu acho que os personagens DC são desequilibrados e muito perfeitos, tanto moral quanto fisicamente, o que me deixa irritado. Mas a tropas dos Lanternas Verdes tem um bom conjunto de poderes e  dificuldades morais.

veja também:
A estranha física de Aquaman.
A estranha física da Mulher Maravilha.
A estranha física de Eléktron (Átomo).
A estranha física do Batman.
A estranha física do Flash.
A estranha física do Super-man.
A estranha física do Arqueiro Verde.