quinta-feira, 4 de junho de 2015

A estranha física do Lanterna Verde.


Devo  dizer que não sou muito fã dos personagens DC e por isso as principais fontes que tenho para essa série são filmes e as descrições que eu peguei na Wikipedia. Mas, devo confessar que o lanterna verde é o que eu mais gosto.

"No dia mais claro, na noite mais escura, nenhum mal escapará a minha visão!
Que aqueles que adoram o poder do mal, temam o meu poder ... A LUZ DO LANTERNA VERDE!"
Juramento do lanterna verde.
Vamos começar falando sobre os construtos de energia verde (Que não tem nada a ver com energia produzida sem causar danos ao meio ambiente.) que é gerado pela anel e alimentado pela lanterna.  Em nosso universo eu poderia dizer que isso pode ser feito com a manipulação de campo eletromagnético a ponto de materializar a energia o que faria ser necessário muita energia (entendendo que temos a famosa equivalência E=mc²) que não seria carregado em uma lanterna. Ou essa lanterna retira energia do hiperespaço ou o universo DC não está sob o julgo da primeira lei da termodinâmica.
A manipulação da força eletromagnética explicaria os tampões de interferência de comunicação telepática e a capacidade de voo, porém o transporte em distâncias interestelares dá um bônus na ideia de hiperespaço ou buracos de minhoca. Mas mover-se na velocidade da Luz vou comentar quando falar no Flash.
O anel também tem uma capacidade computacional gigantesca. o que indica que tem uma enorme fonte de energia e que não se deteriora tanto que dizer que a segunda lei da termodinâmica também sofre um pequeno abalo. A capacidade de comunicação me diz que temos uma comunicação pelo hiperespaço ou levamos uma comunicação por emaranhamento quântico.
A capacidade de ficar invisível é bem legal, mas ficar invisível que dizer não poder ver, e tornaria a explicação da fraqueza à cor amarela simplesmente impossível. Por falar nessa fraqueza posso explicar de forma bem simples: se o poder da tropa do lanterna verde manipula o campo eletromagnético na frequência do verde uma campo manipulado na frequência do amarelo provocaria o que chamamos de batimentos.

O que já sabemos do universo DC:
1. Acesso ao hiperespaço.
2. A termodinâmica não funciona como conhecemos.
3. A lei da conservação da energia está por um fio.

Eu acho que os personagens DC são desequilibrados e muito perfeitos, tanto moral quanto fisicamente, o que me deixa irritado. Mas a tropas dos Lanternas Verdes tem um bom conjunto de poderes e  dificuldades morais.

veja também:
A estranha física de Aquaman.
A estranha física da Mulher Maravilha.
A estranha física de Eléktron (Átomo).
A estranha física do Batman.
A estranha física do Flash.
A estranha física do Super-man.
A estranha física do Arqueiro Verde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário