quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Buraco negro


Uma outra coisa que temos como efeito da teoria da relatividade (a velocidade fixa da luz) é que existem corpos (estrelas) tão massivas, que a luz não tem velocidade suficiente para sair escapar do fosso gravitacional gerado por esse corpo tão massivo.
Os corpos massivos modificam a forma do espaço tempo de forma a gerar um campo gravitacional que diminui de intensidade com o quadrado da distância. Desde a teoria da gravitação de Newton sabíamos que para escaparmos de um fosso gravitacional precisamos ter uma velocidade que depende da gravitação. Desta maneira um corpo muito massivo tem um fosso gravitacional limitado por uma distância do centro que chamamos de horizonte de eventos. O horizonte de eventos é o limite de onde as coisas podem acontecer,mais próximo que isso nada mais escapa do buraco negro.
Além disso a distorção do tempo espaço cria uma coisa que chamamos de lente gravitacional. Os raios de luz que passam próximos da destes pontos são desviados como se passassem em uma lente convergente.
Mas até os buracos negros se destroem com o aumento da entropia, como foi explicada por Hawking. e emitem sinal devido a flutuações quânticas que torna partículas virtuais em reais. Assim, hoje, ainda temos os buracos negros como  limite do conhecimento cosmológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário