quinta-feira, 24 de julho de 2014

Aquilo que achamos que sabemos.


Lembro-me de uma pergunta que um professor fez em uma aula de mecânica clássica. Falávamos sobre alavancas (um instrumento simples, que já foi estudado desde a Grécia clássica) e ele falou que não sabia o porquê as alavancas funcionavam. Um de meus colegas de turma logo respondeu sobre braços de força, torque e momento da força. Daí o professor falou "Como funciona eu sei. Não sei é o porquê".
Hoje eu sei o porquê da alavanca funcionar, mas isso ainda me leva a refletir sobre o que sabemos e sobre o que pensamos que sabemos.
Notei que a gravidade é uma coisa que muito nos ilude sobre acharmos que sabemos. A gravidade foi a primeira força fundamental a ser estudada e ainda não temos todas as respostas.
Como a gravidade afeta as partículas subatômicas? Como é que a gravidade funciona? Sabemos que as outras forças fundamentais tem bósons, mas até aqui não achamos, nem mesmo teoricamente, o bóson da gravidade. Será que existe mesmo matéria escura ou a gravidade tem certas regras que desconhecemos no universo?
enfim, notei que pensamos conhecer bem essa desconhecida que é  gravidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário