quinta-feira, 31 de julho de 2014

O pião e a estrela polar


O pião é um brinquedo infantil que girando sobre seu próprio eixo fica firme de maneira que podem manipular na mão enquanto ainda gira. Esta firmeza deve-se ao chamado momento angular.
Quando o pião perde velocidade angular outras forças começam a agir sobre o brinquedo e ele começa a rotacionar o eixo, esse movimento é chamado de movimento de precessão.
A terra também tem esse tipo de movimento de precessão, que faz o mover o eixo de rotação da terra completando uma volta completa a cada 25770 anos. O que modifica também o céu noturno e as estações do ano.
Uma curiosidade é sobre a a estrela polar. A estrela polar é uma estrela que está alinhada com o eixo de rotação da terra. A atual estrela polar é a Polaris (a alfa de ursa menor), mas muda de tempos em tempos.
Todo o céu noturno gira entorno da estrela polar, e por isso ela fica fixa no céu noturno e por esse motivo era usada por navegadores para se orientar.
No site da astronomia pt, vem mostrando quais eram e quais serão as estrelas polares:
Vega é a estrela polar no ano 12.000 A.C.
Thuban é a estrela polar no ano 3.000 A.C.
Polaris é a estrela polar no ano 2.000
Gamma Cephei é a estrela polar no ano 3.000
Iota Cephei é a estrela polar no ano 5.200
Deneb é a estrela polar no ano 10.000
Vega é a estrela polar no ano 14.000
Thuban é a estrela polar no ano 23.000
Polaris é a estrela polar no ano 28.000
A mudança provocada pela precessão altera a eclíptica. Isso quer dizer que os signos mudam ao longo dos séculos. E as estações do ano, quer dizer a aproximadamente a 13 mil anos atrás
os verões e invernos eram em hemisférios contrários.

Notem como era um brinquedo infantil está conectado ao céu por meio de ligações invisíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário