quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Como medimos distância na terra e no céu.

O conceito de medir é um conceito que muitos estudantes não entendem. A medição está sempre baseada em comparar com algo mensurável.
Hoje temos várias formas de medir distância na terra. Temos o que chamamos de medição direta, que é o uso de instrumentos de medidas diretamente sobre a distância que queremos medir, e as medições indiretas, medindo outras grandezas que não são as que queremos medir e através de cálculos chegamos ao resultado.
Na terra podemos fazer as medições diretas com o uso de inúmeros instrumentos feitos com esta finalidade. Além disso podemos fazer medições indiretas com o que chamamos de triangulação. Usando proporções trigonométricas podemos chegar a distâncias de forma inditreta.
Uma outra maneira de medir distância é a chamada paralaxe, que é uma forma de indireta de medição através de uma triangulação simples que usa dois pontos de medida e um referencial base. Desta forma é que foi medida pela primeira vez a distância terra-lua.
Mas a paralaxe na terra para corpos celestes com distância enormes não é possível de calcular. Para as enormes distâncias do cosmo nós usamos uma técnica chamada de Vela Padrão. A intensidade luminosa cai com o quadrado da distância, se encontrarmos fontes luminosas com a mesma intensidade ou intensidade conhecida e depois que a luminosidade desta estrela chega na terra podemos calcular a distância dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário