quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Por que temos a impressão que a roda de um veículo gira no sentido errado?

Quando eu era criança e viajávamos para casa da minha avó, eu ia na janela e gostava de ir vendo os carros que paravam e seguiam ao meu lado. Lembro-me de ter a impressão que as rodas dos carros moviam-se em um sentido e quando aumentava a velocidade o sentido da rotação da roda mudava e depois de antinjir mais velocidade ela voltava ao sentido inicial.
Era a dúvida de minha infância e pode ser que seja de algumas pessoas.
Bem, hoje eu sei que isso acontece por que o olho humano não não vê infinitos quadro por segundo. e por isso quando a frequência de rotação é um pouco menor que a frequência de visão do homem temos a impressão que a roda está girando no sentido contrário.
E a melhor coisa sobre isso é que graças a esse fenômeno temos o cinema, tv e vídeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário