Você já ouviu falar sobre a navalha de Ockham (ou Occam)?
Bem, mesmo que você nunca tenha ouvido falar você deve saber que ela permeia os princípios científicos em sua forma mais simples.
Para explicar o que é a navalha de Ockham vamos a um exemplo. Imagine que você está em uma estrada a noite e você vê dois faróis paralelos ao longe vindo em sua direção. O que você diria que são esses faróis?
Se você pensou em um carro, você usou a navalha de Ockham, mas se você pensou em duas motos emparelhadas você é uma pessoa criativa e se você pensou que eram OVNIs... Vá se tratar, isto deve ser mania de perseguição.
Voltando a navalha de Ockham. a navalha é uma forma metodológica de pensar que diz que se um fenômeno pode ser explicado de muitas maneiras devemos escolher as mais simples. Este método é a base do pensamento científico moderno.
Devemos entender que nem sempre o pensamento mais simples é o pensamento mais correto e por isso devemos buscar o falsificasionismo. Falsear pensamentos é uma outra forma de desenvolvimento do pensamento científico, mas isso é assunto para outro dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário