quinta-feira, 27 de agosto de 2015

A Relatividade Restrita.


Em 1905, Albert Einstein, escreveu 5 grandes artigos, entre eles temos um dos mais revolucionários da história da ciência.
Einstein postulou que a física era a mesma em todo o universo e que a luz tem mesma velocidade independente do referencial. Tiramos daí que já não era necessário a existencia do éter luminífero e que a luz tem a velocidade limite no universo.
Na realidade eu acredito que Albert Einstein foi um visionário e corajoso cientista. Antes da Teoria da relatividade restrita ser proposta Lorentz já tinha criado um conjunto de equações que estabeleceram as bases da proposta de Einstein. Mas Lorentz não teve a coragem de propor a teoria pois sabia de seus desdobramentos.
Criando um universo sem acelerações e com a velocidade da luz como limite e principalmente com a luz tendo a mesma velocidade independente da velocidade da fonte com uma pitada das equações de Lorentz temos a teoria da relatividade restrita.
Agora as velocidades, as distâncias e até mesmo o tempo se dobram a velocidade da luz. A luz é nossa nova régua e cronometro e depois disso o universo mudou.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O que levou a relatividade.


Maxwell, fez um trabalho fenomenal quando juntou uma enorme quantidade de conhecimentos que sobre os fluídos elétricos e magnético e conseguiu unificar matematicamente o eletromagnetismo.
Das equações organizadas por Maxwell brotou uma informação que ninguém esperava. Os Campos elétricos e magnéticos dançavam em uma onda infinita qua bailava em um fluído conhecido como éter luminífero.
Os cientistas da época buscaram as propriedades deste éter como o capitão Ahab buscava a baleia branca, mas essas propriedades eram extremamente esquiva, como se não existisse.
Depois de vários experimentos ainda não acharam nenhuma das propriedades deste éter, o que era fundamental para unificar o eletromagnetismo de Maxwell com a mecânica de Newton.
Finalmente, em 1905, um pesquisador que não fora contratado em nenhuma universidade e trabalhava em um escritório de patentes teve uma ideia sobre isso. Ele disse que os campos eletromagnéticos não precisavam de éter para bailar. Eliminando a necessidade do éter, unificando a mecânica e o eletromagnetismos e tornando o tempo e o espaço relativos a velocidade da luz.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Comentário sobre "Didática e Avaliação em Física".

Didática e Avaliação em Física.
Titulo original: Didática e Avaliação em Física..
Autor:  Aparecida Magalhães Villatorre, Ivanilda Higa.
Ano do lançamento: 2008.
Preço médio: R$ 34,50
                    
É um livro de didática voltado para o ensino e avaliação de física. o que auxilia o licenciando com métodos e técnicas para aplicarem ao ensino de física.
Ele mostra as principais formas de motivar os estudantes e como fazer avaliação.

Em resumo: Um bom livro para futuros professores de física.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

A estranha física do Arqueiro Verde.


O arqueiro verde, assim como Batman, não tem poderes especiais e as principais explicações sobre ele caminhariam na mesma linha das explicações sobre o homem morcego. Como o arqueiro poderia levar tanto peso. Na verdade já explicamos quando falamos sobre Bruce Wayne. Mas ainda tenho o que falar sobre este herói.
A capacidade do Arqueiro verde de compensar o peso extra das flechas com várias pontas utilitárias. Uma flecha comum tem um peso bem distribuída e uma forma de ser disparada mas quando pomos uma luva de box na ponta de uma flecha muda completamente como a flecha se comporta depois de lançada. Mas nosso herói sabe compensar de maneira incrível.
O mais incrível é que a terceira lei de Newton não funciona como conhecemos pois quando uma flecha rede e a ponta explode ela deveria mudar de trajetória, como isso não acontece devemos acreditar que a lei da conservação do momento linear não funciona da mesma forma que conhecemos, podemos voltar a falar sobre o controle do campo de Higgs.

O que já sabemos do universo DC:
1. Acesso ao hiperespaço.
2. A termodinâmica não funciona como conhecemos, a entropia é diferenciada.
3. A lei da conservação da energia se mantém com o diferencial da massa negativa..
4. Podem controlar gravitons.
5. Controle fino do campo de higgs.
6. Deve haver um campo bosônico desconhecido. Quem sabe um campo de taquions.

Veja também:
A estranha física do Lanterna Verde.
A estranha física de Aquaman.
A estranha física da Mulher Maravilha.
A estranha física de Eléktron (Átomo).
A estranha física do Batman.
A estranha física do Flash.
A estranha física do Super-man.