quinta-feira, 27 de agosto de 2015

A Relatividade Restrita.


Em 1905, Albert Einstein, escreveu 5 grandes artigos, entre eles temos um dos mais revolucionários da história da ciência.
Einstein postulou que a física era a mesma em todo o universo e que a luz tem mesma velocidade independente do referencial. Tiramos daí que já não era necessário a existencia do éter luminífero e que a luz tem a velocidade limite no universo.
Na realidade eu acredito que Albert Einstein foi um visionário e corajoso cientista. Antes da Teoria da relatividade restrita ser proposta Lorentz já tinha criado um conjunto de equações que estabeleceram as bases da proposta de Einstein. Mas Lorentz não teve a coragem de propor a teoria pois sabia de seus desdobramentos.
Criando um universo sem acelerações e com a velocidade da luz como limite e principalmente com a luz tendo a mesma velocidade independente da velocidade da fonte com uma pitada das equações de Lorentz temos a teoria da relatividade restrita.
Agora as velocidades, as distâncias e até mesmo o tempo se dobram a velocidade da luz. A luz é nossa nova régua e cronometro e depois disso o universo mudou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário