quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O que levou a relatividade.


Maxwell, fez um trabalho fenomenal quando juntou uma enorme quantidade de conhecimentos que sobre os fluídos elétricos e magnético e conseguiu unificar matematicamente o eletromagnetismo.
Das equações organizadas por Maxwell brotou uma informação que ninguém esperava. Os Campos elétricos e magnéticos dançavam em uma onda infinita qua bailava em um fluído conhecido como éter luminífero.
Os cientistas da época buscaram as propriedades deste éter como o capitão Ahab buscava a baleia branca, mas essas propriedades eram extremamente esquiva, como se não existisse.
Depois de vários experimentos ainda não acharam nenhuma das propriedades deste éter, o que era fundamental para unificar o eletromagnetismo de Maxwell com a mecânica de Newton.
Finalmente, em 1905, um pesquisador que não fora contratado em nenhuma universidade e trabalhava em um escritório de patentes teve uma ideia sobre isso. Ele disse que os campos eletromagnéticos não precisavam de éter para bailar. Eliminando a necessidade do éter, unificando a mecânica e o eletromagnetismos e tornando o tempo e o espaço relativos a velocidade da luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário