No fim do século XIX em uma palestra aos calouros do curso de ciências naturais o renomado físico, Lord Kelvin, anuncia que os estudantes deveriam evitar estudar física. para ele a física já tinha acabado.
"Tudo já foi descoberto". Nos próximos anos deveriam obter constantes mais precisas e limpar dos céus da física as duas nuvens que ainda atormentavam os físicos clássico. Tirando os dois problemas (o problema da radiação do corpo negro e o problema da detecção do éter) o resto poderia ser explicando pela física da época.
Frases como essa repetem-se aos montes na história da ciência e tecnologia e refletem uma visão deformada da ciência e da tecnologia serem autônomas em relação a sociedade. Na verdade a ciência e a tecnologia passa pelo crivo social e experimental gerando esses casos engraçado.
Acredito que muitos dos meus alunos adorariam que essa historia de Kelvin tivess tornado -se real (sei que muitos deles adorarial não ter que estudar física), mas essa nuvens tornaram-se duas tempestades que geraram uma nova física com o céu muito escuro . Uma iniciou a relatividade (a busca do éter) e a outra gerou o estudo da física quântica (o efeito fotoelétrico).
Em fim... Será que haverá o fim da física no futuro?
Nenhum comentário:
Postar um comentário