quinta-feira, 4 de maio de 2017

uma estrela boia?

Você, inteligente leitor, deve ter feito uma cara estranha ao ler o título desta postagem. Quem perguntaria se uma estrela boia?
Mas lembro-me de ter ouvido essa afirmação em minha infância. Acredito que assistia um de meus programas favoritos (O mundo de Bickman) quando essa informação lançada.
O programa de divulgação científica falava sobre o conceito de densidade e por isso mandou essa chocante relação entre as densidades.
Como as estrelas são compostas, basicamente, de hidrogênio, elas devem ser menos densas que a água. Por tanto, se voce arrumar uma banheira ou piscina grande suficiente para por uma estrela dentro a estrela boiaria.
Imaginem minha cara de decepção quando hoje em minhas reflexões sobre o universo (quando estou em ônibus no trânsito, indo de um trabalho para outro. Eu também viajo em meus pensamentos sobre vários temas) eu lembrei que as estrelas de neutros são muito densas e uma verdade destruiu esmagadoramente (tal qual a gravidade de uma estrela de neutrons) minha ilusão infantil... Nem todas as estrelas boiariam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário