quinta-feira, 27 de abril de 2017

Qual é o tamanho de um buraco negro?

Alguns dias atrás meus alunos me perguntaram como era possível o LHC produzir mini buracos negros? Eu na hora comecei a fala sobre altas energias, bósons e férmions e por ai vai. Até que um dos alunos falou... "Mas um buraco negro num é enorme?"
Eu travei com essa pergunta... Buracos negros não são enormes. Um buraco negro é uma singularidade no espaço-tempo, isto é, uma massa muito grande que colapsou em um pequeno espaço. Desta forma os buracos negros sempre são microscópicos, de onde ele teria tirado esta idéia de buracos negros enormes?
Alguns dias depois eu, finalmente, entendi a confusão. Como geralmente falamos que um buraco negro é um corpo astronômico pensamos que ele é gigantesco.
Na verdade os buracos negros astronômicos, por terem muita massa, tem um horizonte de eventos enorme, mesmo sendo pequeno.
Então é isso, o buraco negro sempre é pequeno o horizonte de eventos é que varia de tamanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário