quinta-feira, 23 de outubro de 2014

A estranha física de Star Wars - parte III - as Naves.

Uma coisa que acho estranho nos filmes de Star Wars são as naves. Tem no mínimo três coisas bem estranhas com as naves em Star Wars.
Primeiro, quando as naves vão pular para o hiperespaço as estrelas formam linhas na direção do movimento. Acontece algo semelhante a isso na terra. Quando estamos em um veículo em alta velocidade e olhamos para objetos próximos da estrada vemos esses objetos formando linhas na direção do movimento. O problema é que os objetos só formam esse efeito se estiverem próximos e os objetos mais afastados não formam. Quando as naves vão saltar para o hiperespaço todas as estrelas formam as linhas paralelas ao movimento, isso só poderia acontecer se se as estrelas estivessem muito próximas. Para que isso aconteça a gravidade deve ser baixa. O que reforça algo que já tínhamos proposto.
A segunda coisa é que quando os grandes cruzadores galácticos são destruídos nem explodem nem implodem, eles afundam... Vocês entendem??? eles afundam. É como se houvessem uma força que apontassem para cima do universo, um empuxo do vácuo, que contra balanceia uma força gravitacional que aponta para baixo do universo.
Junto com a terceira coisa estranha é o fato da ausência de inércia quando a nave volta do hiperespaço. Quando as naves voltam do hiperespaço elas param instantaneamente sem forçar os passageiros. Poderiam ser explicado com a existência de um fluído denso e viscoso no lugar do vácuo, uma coisa que os antigos chamavam de éter.
Com isso podemos concluir que o universo Star Wars é permeado por éter e tem uma gravidade baixa e mais uma força fundamental equivalente a gravidade que orienta as direções cima e baixo no universo. Poderíamos supor que essa força fundamental é uma representação da Força que orientaria o universo.
Essa força deveria permear tudo e por cada coisa em seu lugar natural. as pessoas na parte de baixo do planeta não cai porque a força força para cima e as pessoas na parte de cima do planeta também tem a força equilibrando o peso de forma que essa força atua em tudo. É como se tudo tiver seu lugar no espaço.

Já temos quatro informações sobre este universo Star Wars:
A Força deve ser uma quinta força fundamental que orienta o universo.
A gravidade é muito fraca.
O universo é permeado por éter (ou um outro fluído viscoso e transparente).
Todas as coisas tem seu lugar no espaço.

Veja também: 
A estranha física de Star Wars - parte I - a Força.
A estranha física de Star Wars - parte II - a Estrela da morte.

A estranha física de Star Wars - parte IV - O Sabre de Luz.
A estranha física de Star Wars - parte V - Androides. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário