Durante as campanhas eleitorais, notei que muitos falavam da educação como a solução de todos os problemas, dizendo que deveríamos investir mais em educação.
O problema que eu vejo é que a desvalorização da educação é cultural. Vejo qua são vários os motivos para as péssimas qualidades da educação no Brasil.
Os baixos salários afastam as pessoas da profissão de professor, os professores muitas vezes buscam trabalhar de dois a três turnos para ganhar um salário similar a outros profissionais com mesmo níveis de graduação ou ainda devem continuar os estudo (tornar-se um doutor) para receber menos que várias profissões de nível de graduados.
Além dos salários, vemos o Brasil com grandes índices de violência contra os professores. Os professores devem sentir-se seguros para exercerem sua profissão.
E vejo um senso comum pedagógico galopante como se todos soubessem ensinar. Imaginem um homem entrando no canteiro de obras de um prédio e dizendo que comprou o apartamento na planta e que por isso o engenheiro deveria mudar a forma como ele projetou o prédio. Essa cena nos parecem absurda, pois engenheiros estudaram para saber o que fazer e seus "clientes" respeitam as decisões (quase sempre). Mas se eu pedir para você imaginar os pais de um aluno entrando na escola e falando que a forma como o professor esta lecionando não é adequada já não vemos uma cena absurda, mas comum. Até mesmo graduandos de licenciatura desrespeitam e não valorizam as disciplinas pedagógicas. Licenciados estudam para ser professores para saberem o que devem fazer para que o estudante aprenda.
Outro ponto importante é notarmos que professor deveria ser uma profissão,e não uma carreira de complemento de renda. Peço-lhes que imaginem ser operado por um veterinário ou um biólogo. Novamente a cena lhe parece ridícula? Mas seus filhos podem estudar com contadores ou advogados.
O reaproveitamento de professores em outras disciplinas também mostra o descaso que os propríos professores tem com a educação.
Devemos definir com clareza qual deve ser o fim da educação e sermos coerentes com o objetivo. A educação que tem por objetivo formar cidadãos e bons profissionais tem currículos que não levam a esse fim. E coroamos nossa educação básica com uma prova de admissão que prima por um rigor incompatível com o objetivo proposto.
Vamos melhorar a educação no Brasil quando mudarmos essa cultura de desvalorização do professor. Vamos profissionalizar a profissão do professor e mudar o que tem de ser mudado.
Desculpem-me pelo desabafo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário