quarta-feira, 26 de novembro de 2014
Morando em uma casa em ruínas.
Moramos em uma casa em ruínas.
Deixe-me explicar melhor essa minha afirmação. Kuhn, historiador da ciência, escreveu sobre as revoluções científicas e como se dá o progresso da ciência.
Introduzindo o termo paradigma no contexto da ciência. Paradigma é a forma como a comunidade dos cientistas de uma área do conhecimento acreditam que o mundo é e como a ciência funciona. Quando um paradigma se consolida os cientistas começam a trabalha na ciência normal. Mas com o acumulo de conhecimento na ciência normal começamos a identificar anomalias, fenômenos ou medições que não se aplicam ao paradigma vigente. Quando as anomalias se acumulam, emerge a necessidade de mudar o paradigma, e se inicia o processo de revolução científica.
Quando estamos em um período de de revolução é um período turbulento em que os paradigmas se debatem tentando conquistar seguidores. Nestes períodos é como se vivêssemos em ruínas em uma casa que está preste a ruir e não sabemos se devemos sair ou esperar de forma "segura".
Na verdade a física vem passando por uma crise paradigmática e temos vários candidatos a paradigma da verdade o que chamamos de TOE. Dessa forma digo que estamos vivendo em uma casa em ruínas. Escolha seu paradigma e torça para que ele seja o vencedor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário