A alguns anos ouvi dizer que um físico usou a teoria quântica para provar existência de Deus. Na hora eu imaginei: "caramba isso vai abalar a crença de muitas pessoas", mas um dos meus professores comentou que essa prova era um engodo. Lembro-me que ele falou que que uma demonstração dessa seria em essência tão difícil que poucas pessoas na terra teriam a competência de entender, imagina de fazer.
Depois que comecei a estudar filosofia da ciência percebi que tem algo um pouco mais complicado do que a simples dificuldade de faze-lo.
Primeiro, em ciências o objeto de estudo deve ser bem definido. E como existem divergências em relação aos atributos de Deus mesmo dentro de uma mesma religião, não temos um objeto de estudo bem definido.
Segundo, em ciências precisamos falsificar as afirmações ou ter, no mínimo, a capacidade de falsificar as afirmações dadas. Mas as provas da existência de Deus são irrefutáveis, por isso são infalsificáveis, portanto não fazem parte da ciência.
Terceiro, a ciência não nega a existência de Deus. Só não pode provar sua existência ou sua inexistência Dele. Quem nega a existência de Deus por que não se pode provar cientificamente está fazendo uso da navalha de Ockham. o que não quer dizer que Deus não exista, mas não quer dizer que Deus exista.
Fonte:
Filosofia da ciência e da tecnologia, Regis de moraes.
Filosofia da ciência, Rubens Alves.
Evolução da física, Albert Einstein e Leopold infeld
Nenhum comentário:
Postar um comentário