quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Crença errada em relação a Física: as partes da física.


Uma coisa que é constante em minhas aulas é a frase: "eu gosto da teoria física, mas não das contas", proferido por um aluno ou outro.
Essa frase sempre me incomoda muito, pois ela revela que para muito estudantes as equações ou algoritmos físicos são vazios de significado, os postulados e pressupostos são ideias vagas e sem importância, as definições são desnecessária e as consequências são especulações.
 Outra forma comum de fragmentar a física é quando, um pouco antes da prova, algum dos alunos pergunta: "Professor, na prova vai cair teoria?" Eu paro um pouco e penso: "Será que eles esperam que eu peça para eles fazerem um experimento?"
Sei que a ciência física é subdividida em física teórica e física experimental, porém parece que para os alunos a física divide-se em teórica e prática. Pior é que a "física prática" é completamente alheia a física experimental.
Os estudantes não são culpado deste erro que cometem. O ensino de física no brasil tornou-se fragmentado e despido de significado. Durante anos o ensino de física ficou sob a responsabilidade de "professores" não especialistas em física, que muitas vezes, por não conhecerem os conteúdos, precisavam utilizar os livro e memorizar formulas. Esse método, baseado em memorização de algoritmos, formou a base da forma tradicional de ensino de física. Desta forma a física escolar tornou-se uma matemática aplicada. E quando os professores retomam os postulados e definições cobrando a memorização estabelecem uma forma de resposta automáticas que exigem movimento psicológico de baixo nível o que torna mais fácil de memorizar que aplicar um algoritmo. formando o que os alunos entende por "física teórica" (definir e memorizar postulados), a "física prática" (aplicação de formulas) e a física "experimental" (ver e reproduzir experimentos em sala de aula ou laboratório, em geral é curioso mas não tem nada a ver com física, pois não cai na prova).
Na verdade a ciência física é dividida em física experimental (onde são desenvolvidos experimentos para testar uma teoria ou refinar experimentos já existentes) e a física teórica (Desenvolvem ideias e conceitos formulando postulados e definições que são representadas em formulas e algoritmos).

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