quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Fruir das equações físicas.

Arte é um assunto controverso e sempre pode ser discutível. Para muito a expressão artística dá-se na forma, mas para outros a arte é o que desperta algum sentimento. Para mim a arte não está confinada a forma, voa livre e apresenta-se a todos que estão dispostos a vivência-la.
Os poemas parnasianos são belos e rígidos na forma. Sendo inquestionável seu status de arte, porém, encontramos na arte conceitual moderna poemas escrito em uma gramática não formal, telas manchas de tinta, objetos do dia a dia dispostos de uma maneira própria para despertar uma emoção, para significar algo novo.
Podemos aproximar a física da arte? Para mim a física já possui alguns atributos artísticos. Quando olho as equações de maxwell, simples mas dr proporções gigantescas. A função trabalho do efeito fotoelétrico, a expressão do princípio da incerteza... em mim essas equações não são simplesmente algoritmos, elas tem uma beleza e uma profundidade.
Mostram-me o poder da coletividade humana, a coragem de romper com o convencional, a capacidade criativa para conceber o incompreensível tornando possível vermos o mundo de uma forma completamente renovada.
Se isto não é arte retire da lista das artes toda pintura, literatura e expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário