quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Ondas Gravitacionais: E agora?


Na semana passada tornou-se público que o LIGO detectou as ondas gravitacionais. E muitas noticias divulgaram como uma noticia revolucionária, que finalmente prova a teoria da relatividade geral.
Na verdade a teoria da relatividade geral já havia sido aceita como experimentalmente válida com as chapas fotográficas do eclipse de sobral - CE.
Vi reportagens que falam sobre a deformação do espaço-tempo finalmente podem ser usadas como verdades científicas. Com isso alguns alardeiam as ideias de viagens no tempo, buraco de minhoca e outros fenômenos interessantes da relatividade como sendo não só possível quanto viável.
O problema é que a física já leva a relatividade como verdade a quase 100 anos e mais um experimento que o comprova não muda a tecnologia com base nele.

As ondas gravitacionais são fenômenos previstos pela teoria da relatividade geral. Quando corpos massivos estão acelerando eles geram perturbações no espaço-tempo de forma semelhante a forma como uma carga elétrica acelerada provoca uma onde no campo eletromagnético.
Essas ondas gravitacionais não pertencem ao espaço-tempo, o que permitiria propor um experimento para testar a teoria do multiverso.
Particularmente, acredito que o experimento para verificar a existência do multiverso é o principal desdobramento da notícia e o NOBEL já deve está certo...

Pode ler um pouco mais sobre a teoria da relatividade geral aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário