Por esses dias estava pensando e me surgiu a pergunta: sabemos como as pessoas aprendem?
A resposta pode ser muito simples e rápida: Não sabemos como as pessoas aprendem.
Ou podemos dizer que existem algumas conjecturas. Temos uma boa quantidade de teorias da psicologia cognitiva sobre como os seres humanos aprendem.
Temos a conjectura da aprendizagem condicionante, onde a repetição com punição ou premiação condiciona os pensamentos são guiados por estes condicionamentos.
Ou a epistemologia genética, que garante que o ser humano adequam o que conhecem em estruturas que estão equilibradas. a aprendizagem acontece quando algo foge a construção que já existe, quando ocorre o desequilíbrio cognitivo, e o sujeito age de forma a reequilibrar o sistema.
Ou o sócio-construtivismo, que diz que pela interação dos homens a construção do conhecimento se dá. a aprendizagem acontece quando a interação dos envolvidos formam um consenso sobre algo.
E encontramos muitas outras, como a teoria da aprendizagem significativa, teoria da atividade e outras.
Enfim, não sabemos como as pessoas aprendem, mas temos nossas teorias. Se soubéssemos como as pessoas aprendem a educação seria muito mais fácil.
A resposta pode ser muito simples e rápida: Não sabemos como as pessoas aprendem.
Ou podemos dizer que existem algumas conjecturas. Temos uma boa quantidade de teorias da psicologia cognitiva sobre como os seres humanos aprendem.
Temos a conjectura da aprendizagem condicionante, onde a repetição com punição ou premiação condiciona os pensamentos são guiados por estes condicionamentos.
Ou a epistemologia genética, que garante que o ser humano adequam o que conhecem em estruturas que estão equilibradas. a aprendizagem acontece quando algo foge a construção que já existe, quando ocorre o desequilíbrio cognitivo, e o sujeito age de forma a reequilibrar o sistema.
Ou o sócio-construtivismo, que diz que pela interação dos homens a construção do conhecimento se dá. a aprendizagem acontece quando a interação dos envolvidos formam um consenso sobre algo.
E encontramos muitas outras, como a teoria da aprendizagem significativa, teoria da atividade e outras.
Enfim, não sabemos como as pessoas aprendem, mas temos nossas teorias. Se soubéssemos como as pessoas aprendem a educação seria muito mais fácil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário