Antes de mais nada quero deixar claro que o texto de hoje é apenas minha opinião sem um sistemático estudo sobre o assunto (notem o termo "sistemático", já que tenho estudos sobre o assunto mas nunca fui afundo nesta questão).
Para mim existem alguns motivos que retardam o progresso do conhecimento científico que listaremos abaixo os 5 maiores:
5. Os paradigmas - Os paradigmas são formas de pensar o conhecimento científico e as práticas científicas que se tornam dominantes na comunidade de cientistas, rejeitando os que propões ideias distintas. Thomas Kuhn uma vez disse que os cientistas não mudam de paradigma, eles morrem e são substituídos por cientistas que acreditam em outro paradigma.
4. Argumento de autoridade - Existem figuras que destacam-se nas ciências e tornam-se "deuses" da ciência, com palavras, praticamente, incontestáveis e que atraem para sua ideias a opinião de outros que tem menos renome. Quando Einstein desacreditou a sobreposição de fase da mecânica quântica o próprio Schrodinger admitiu que não deveria ter levantado a hipótese. Sorte nossa que Bohr (Tão grandioso quanto Einstein) defendeu a ideia de Schrodinger.
3. Pensamento fundamentalista - a história da ciência nos mostra como o pensamento fundamentalista cristão da idade média dificultou o desenvolvimento da ciência. Porém não foi só a igreja que desenvolveu um pensamento fundamentalista que impediu o desenvolvimento científico, na China pré-unificação, na Alemanha nazista, na Russia comunista, etc. podemos ver o pensamento fundamentalista.
2. Falta de recurso para pesquisa - as diversas áreas de pesquisas científicas disputam as poucas verbas governamentais ou disputar por verbas privadas que tragam algum retorno para seus financiadores, desta forma as pesquisas são direcionadas e nem sempre tem relação com a busca da verdade ou do desenvolvimento do conhecimento científico.
1. Desigualdade social - a pobreza e a desigualdade social é, com toda a certeza, a maior dificuldade ao progresso científico. Imagine quantos futuros gênios estão morrendo de fome ou de sede, imagine quantos futuros cientistas não tem acesso a educação adequada, imagine quantos possíveis ganhadores do Nobel estão desistindo de suas carreiras em áreas científicas que poderiam ser geniais para trabalhar, de forma ordinária, buscando careiras mais socialmente reconhecidas? A desigualdade social é a pior coisa para a ciência.
1)Desigualdade social sempre existirá. Já foi pior. E socialismo nunca a elimiminou. Pelo contrário : cria uma classe privilegiada que governa com todos os luxos e não se interessa por ciência, só por poder; e a outra classe que só se preocupa em sobrevier à tirania do poder. 3) Newton era cristão fervoroso e é inegável sua contribuição à ciência. Einstein era judeu e sua religião não o impediu de pensar além. Mas fundamentalistas como os muçulmanos realmente contribuem para a ignorância.
ResponderExcluirAcredito que você não entendeu bem o que eu quis dizer...
ExcluirPrimeiro concordo com você, que não foi o cristianismo ou o judaísmo. Não é a religiosidade que impede o desenvolvimento científico e sim o pensamento dogmático, que não está ligado ao islamismo, antes está ligado a algumas pessoas.
E segundo não estou defendendo o comunismo, estou defendendo uma sociedade menos desigual.