A astrologia foi criada a cerca de 4mil anos na Grécia. Neste período foram criados os signos.
Você sabe o que são os signos? Os signos são as constelações que estão na eclíptica. A eclíptica é a posição em que o sol nasce ao longo dos dias do ano (imagem ao lado).
As constelações que se encontravam na eclíptica a 4 mil anos atrás foram escolhidos como os 12 signos. Aqui temos alguns problemas.
O primeiro é que as constelações são construções aleatórias bidimensionais em um universo tridimensional. Por exemplo, podemos mostrar a imagem do céu noturno e você não identificaria a constelação (vê imagem abaixo).
Outro detalhe é termos a ideia de que as estrelas que compõem uma constelação estão próximas, mas na verdade não é verdade. Na imagem acima temos que uma das estrelas é a mais próxima da terra (excerto o sol) enquanto outras estão a milhares de anos-luz de distância.
Outro problema é como limitar a região fronteiriça das constelações. Tudo isso é muito arbitrário e diversas culturas no mundo limitaram e marcaram constelações de forma diferentes... Por que escolher as constelações dos gregos?
Um terceiro problema foi o fato de ter sido definida a 4 mil anos e não ter sido renovada. Como já falamos em outra postagem (Vê postagem aqui) falando do movimento de precessão da terra e como isso mudou o céu noturno. O próprio Kepler tentou corrigir os signos de forma infrutíferas. Hoje, a eclíptica tem 13 constelações , mas os astrólogos ainda afirmam em 12 signos. O site universobahia traz um conjunto de datas em que o sol entra em cada uma das constelações do zodíaco.
Enfim esses são alguns motivos para não acreditar em signos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário