A algumas semanas escrevemos sobre 5 fatores que dificultam o progresso da ciência. Hoje vamos falar sobre fatores que facilitem o progresso da ciência.
Mas quero deixar claro, aqui também, que é minha opinião baseado em meus estudos sobre história e filosofia da ciência que foram feitos por curiosidade e não de forma sistemática.
Existem alguns motivos que facilitam o progresso do conhecimento científico que listarei aqui os 5 maiores:
5. Metodologia clara de pesquisa: Quando temos uma clara metodologia de pesquisa em um paradigma compartilhado por uma comunidade científica os estudos científicos se proliferam, podemos ver isso em inúmeras passagens na história da ciência que quando se define uma metodologia clara de pesquisa os estudos aumentam. Por exemplo: quando definem a metodologia para a química pneumática em poucos anos ocorreram o isolamento de diversas especies gasosas.
4. Disponibilidade e acessibilidade da informação: ao longo da história sempre que houve facilidade de acesso a informação houve desenvolvimento técnico e científico. A criação de rotas comerciais (como: a rota da seda, que ia da China à Europa; as colonias ultramarinas, trazendo novas espécimes animal e vegetal e fenômenos ainda desconhecidos), acumulo de informações (como: a grande biblioteca de Alexandria, a internet) e o barateamento de fontes de informação (a imprensa, a internet) são formas de promover pesquisas científicas.
3. Financiamento para pesquisa: os cientistas também precisam comer. Na verdade pesquisadores tem contas para pagar e preocupações financeiras, por isso vemos que quando houve financiamento para pesquisas vimos bons progressos. Por exemplo: Tycho Brahe, Galileu, Arquimedes e Oppenheimer.
2. Discussão entre estudiosos: durante muito tempo o conhecimento era um segredo de estado e não saia de círculos herméticos, porém quando a comunidade científica se abriu para diálogos internacionais em congressos e sociedades científicas promoveram um fluxo de conhecimento científico e de desenvolvimento.
1. Ensino de ciências: a pesar de termos muita informação disponível, o ensino de ciências é um promotor da cultura científica contemporânea. Percebemos que em todos os países que iniciaram um processo de ensino de ciências os conhecimento tornou-se mais acessível e mais pessoas quiseram seguir essas carreiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário