quinta-feira, 27 de abril de 2017

Qual é o tamanho de um buraco negro?

Alguns dias atrás meus alunos me perguntaram como era possível o LHC produzir mini buracos negros? Eu na hora comecei a fala sobre altas energias, bósons e férmions e por ai vai. Até que um dos alunos falou... "Mas um buraco negro num é enorme?"
Eu travei com essa pergunta... Buracos negros não são enormes. Um buraco negro é uma singularidade no espaço-tempo, isto é, uma massa muito grande que colapsou em um pequeno espaço. Desta forma os buracos negros sempre são microscópicos, de onde ele teria tirado esta idéia de buracos negros enormes?
Alguns dias depois eu, finalmente, entendi a confusão. Como geralmente falamos que um buraco negro é um corpo astronômico pensamos que ele é gigantesco.
Na verdade os buracos negros astronômicos, por terem muita massa, tem um horizonte de eventos enorme, mesmo sendo pequeno.
Então é isso, o buraco negro sempre é pequeno o horizonte de eventos é que varia de tamanho.

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Por que a inércia é a primeira lei de Newton?

Oras, uma pergunta que pode surgir na mente de um atento estudante de física é: se o princípio fundamental da dinâmica (F=m.a) é o mais importante (mais usado em questões de vestibulares e enem) por que ele é o segundo e não o primeiro princípio de Newton?
A resposta é muito simples, mas acredito que não é tão bem aceita nos dias de hoje. O princípio fundamental da dinâmica não é a lei mais importante da dinâmica. A lei que define a dinâmica Newtoniana é a inercia.

Para estudiosos da história da física a primeira lei de Newton versa sobre as forças continuas e a segunda lei fala sobre forças instantâneas. Desta forma a lei da inércia é uma lei que constrói o plano de fundo da dinâmica.
Um corpo se mantem em seu estado de movimento se não houver força externa garante o movimento dos céus e das terras são contínuos e eternos. Exceto quando algo atua neste sistema.

quinta-feira, 13 de abril de 2017

meus dias fora da terra: parte 2



Eu só pude sair daquele planeta moribundo numa das Biosferas que orbitariam a terra. Nos primeiros dias todos estávamos enjoados e sem entender direito como tudo aquilo funcionava. Quando olhávamos para cima já não víamos o céu azul acinzentado como era de costume, naqueles dias quando pousávamos nossos olhos para cima enxergávamos apenas nossas terras e mares até deixarmos de ver na escuridão da noite.
Logo nos primeiros dias a nave, quando cheguei na estação terra 2, recebemos noticias que a estação terra 1, preenchida com investidores da associação mineradora, estava passando por algum tipo de problema que não sabíamos qual era, mas se ameaçava-os também nos ameaçava.
Cerca de dois anos depois disso ficaram com medo, quando soubemos que os sistemas vitais da estação terra 1 tinham entrado em colapso e quase todos os recursos vitais tinham atingidos niveis críticos. 
Soube que foi por culpa dos hábitos de consumos do povo por lá, logo os governantes de nossa nave nos puseram em racionamento de recursos. Tudo mudou tão rapidamente que tornou-se um inferno.

Continua no próximos mês.

quinta-feira, 6 de abril de 2017

como emagrecer sem fazer exercícios físicos.

Acredito que muitas pessoas sonham em emagrecer mas odeiam a idéia de ter que praticar exercícios físicos. Por isso resolvi dizer como emagrecer sem ter que entrar em uma academia.
Primeiramente temos que entender que o corpo humano é um sistema em equilibrio energético dinâmico em que a gordura é u.a forma de armazenar o excedente energético ingerido. Desta maneira existem duas formas de emagrecer: Ingerir menos energia (calorias) do que usa ou usar mais calorias do que ingere.
No processo do emagrecimento ingerir menos calorias do que usa é a dieta, essa é a melhor forma de emagrecer. Se voce quer emagrecer procure um nutricionista e planeje com a orientação dele uma dieta adequada a sua rotina.
Por outro lado se você quer gastar mais calorias do que ganha diariamente os exercícios são recomendações recorrentes, porem para fins de emagrecimento essa, talvez, não seja a melhor opção.
Estudos mostram que em pessoas que se exercitam regularmente cerca de 40% do consumo de calorias diário destina-se a manutenção das funções vitais (energia usada para deixar nossos órgãos "ligados"), 35% da energias consumida para fins térmicos (manutenção da temperatura do corpo em 36 graus) e apenas 25% deve-se aos exercícios. Quer dizer que 3/4 do consumo diário de energia deve-se ao metabolismo e quase nada aos exercícios.
Desta forma é mais eficiente dormir em baixas temperaturas, consumir bebidas e comidas quase congeladas e manter hábitos que acelerem seu metabolismo.
Porém, a prática de exercícios tem outras funções importantes como: Melhorar rendimento cardio-respiratório, aumentar o tonus muscular (crescimento de tecido muscular), diminuição de tecido adiposo e equilibrio das taxas de diversos nutrientes no corpo. Como o aumento da massa muscular é uma forma de acelerar o metabolismo os exercícios físicos tem seu papel no emagrecimento.
para efeitos comparativos uma pessoa que não se exercita com regularidade tem o consumo diário de energia mas seguintes proporções: Manutenção de órgãos vitais 55%, efeitos térmicos 35% e exercícios físicos 10%.
Quero terminar dizendo que não estou dando uma receita de emagrecimento, estou apenas trazendo informações que acredito ser interessante, ou no mínimo curiosa, para os leitores. Se você pretende emagrecer procure um nutricionista e um Educador físico que possam te dar as devidas orientações.