O universo se expande e a velocidade de afastamento das galáxias é maior que a velocidade prevista pelos modelos teóricos.
Para explicar esta expansão anomala foi proposto a existência de uma forma de energia que não se manifesta como energia luminosa ou eletromagnética. Esta forma de energia invisível é chamada de energia escura e é, possivelmente, responsável pela aceleração das galáxias.
Até onde sei, nao temos uma confirmação experimental de sua existência, mas a necessidade dela para manter a teoria cosmológica atual, garante seu lugar no paradigma científico contemporâneo.
Um fato interessante é que se considerarmos a existência da energia escura como real, os cálculos mostram que a proporção de massa e energia do universo fica a seguinte, 4% é matéria e energia comum (dessa que nossa ciência conhece e explica), 26% é matéria escura e 70% é energia escura. É engraçado pensar que nós temos certeza de 4% do universo, sabemos que 30% dele existe e a maior parte é apenas especulação científica.
E você ai... pensando que Freud explica tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário