quinta-feira, 17 de dezembro de 2015
Viagem no tempo.
Acredito que um dos sonhos da humanidade é admirar o progresso do futuro e outro é corrigir os erros do passado. Deve ser por isso que a viagem no tempo é um assunto tão debatido nos livros e filmes.
Na primeira metade do século passado o surgimento e a comprovação experimental da teoria da relatividade ressuscitou o sonho da viajem no tempo. Digo que o sonho ressurgiu pois para a mecânica newtoniana o futuro e o passado eram igualmente acessíveis, e o acaso é que proibia a viajem para o passado. Até que a segunda lei da termodinâmica pois a entropia como o Cérbero do passado, guardando ferozmente a seta do tempo. Em resumo, o acúmulo da entropia determina a incapacidade de voltar no tempo e de manter o ritmo do tempo.
A relatividade veio como um Caronte, servindo de barqueiro que conhece os caminhos que levam ao futuro.
Na teoria da relatividade a viajem no tempo é possível, se viajamos próximos das altas energias, seja por alta velocidade ou pela proximidade de campos gravitacionais poderosos, mas a viagem só pode ser feita para o futuro.
A viagem para o passado vai contra a a segunda lei da termodinâmica e gera alguns paradoxos, que proíbem a viagem.
Para isso seria necessário viajar com velocidade superior a velocidade da luz e isso demanda mais energia que a que existe no universo, por isso eu não acredito que se possa viajar ao passado, mas eu posso estar errado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário