quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Paradoxos da viagem temporal


Se eu voltar no tempo e matar meu avô antes de meu pai nascer, minha mãe nunca o conhecerá e eu não nasceria e não poderia voltar no tempo para matar meu avô de forma que o meu avô permaneceria vivo e meu pai nasceria e conheceria minha mãe e eu seria uma pessoa normal até que eu voltasse no tempo para matar meu avô.

Acho que vocês não entenderam nada disso tudo. Na verdade este é um paradoxo clássico da viagem no tempo, o paradoxo do avô.
Além deste encontramos outros que nos deixam pensando se a viagem no tempo é mesmo possível.
Um desses é o paradoxo dos gêmeos. Se um menimo é embarcado em uma nave espacial que percorre o vazio do espaço, com velocidade proxima a velocidade da luz, voltando a terra depois de vinte anos ele encontrará seu irmão gêmeo morto de velhice, enquanto ele esta no inicio da juventude.
Um paradoxo interessante, pois pela teoria da relatividade geral não temos um referencial prioritário e com isso podemos dizer que é a terra que afasta-se da nave com muita velocidade e o irmão que embarcou é que morre de velhice enquanto o que está na terra viveu poucos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário