Quando pensamos em viagem no tempo a ficção científica vem nos apresentar vários cenários onde isto acontece. Cada conjunto de leis da física podem configurar um universo.
Dito isso vamos nos perguntar como deveria ser o universo para podermos viajar no tempo para o passado.
Bem, acredito que já falei que as leis da física que conhecemos hoje não nos permite voltar no tempo, mas existem algumas configurações das leis da física que podem eliminar os paradoxo e alguns que podem ser criativos para pensarmos.
Universo 1 - A entropia não cresce sempre.
Em um universo que a entropia universal pode baixar não geraria paradoxo, pois não haveria causa e efeito. Em um universo que não segue a segunda lei da termodinâmica todos as leis da física que envolvem o tempo não poderia existir.
Universo 2 - Linhas de tempo.
Dentro da física quântica pode haver uma das principais brechas da viajem ao passado. A sobreposição de fase acaba quando há um observador. Os estados coexistem até que um observador entre nesta equação e as fases entram em colapso e uma delas torna-se real e a outra desaparece.
Será mesmo que desaparece ou simplesmente cria uma nova alternativa de tempo? Existiriam inúmeras linhas de tempo. Neste caso voltar no tempo quer dizer ir para outra linha de tempo em que o tempo é o passado.
Universo 3 - Determinismo temporal.
Voltar no tempo até seria possível, mas tudo que foi feito já foi feito. Por exemplo, se voltássemos no tempo e tentássemos matar Hitler, é provável que fizemos parte de uma das tentativa infrutíferas de sua morte.
Universo 4 - Multiverso.
Similar a linhas do tempo, a volta no tempo seria possível mas algumas leis da física poderiam ser diferentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário