quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Astrologia é ciência?


Bem, a algum tempo eu estudo um pouco de filosofia da ciência e uma das principais perguntas que surgem é: "o que é ciência?".
O termo ciência vem do latim conhecimento (Scientia), mas o seu significado evoluiu para um corpo de conhecimento especial.
Neste escopo, podemos encontrar algumas respostas que variam desde a respostas segundo a filosofia indutivista, acredita que a ciência é um corpo de conhecimento baseado na repetição de experimentos que revelam a verdade, até a filosofia relativista, que acredita que a ciência é um corpo de conhecimentos tomados por verdade pela aceitação de uma comunidade.
Como falamos o pensamento indutivista afirma que o conhecimento verdadeiro deve ser adquirido com um número enormes de observações que sejam alinhadas formando uma tese científica, e quando uma observação não está alinhada é descartada como uma definição excludente ou ameaça toda a tese.
O pensamento falsificacionista vem nos dizer que a verdade é inatingível mas nos aproximamos dela descartando e refinando teses por meios de experimentos. Uma afirmação científica é melhor quanto mais universal e falsificável sejam. uma afirmação que não pode ser testada não pode ser científica.
O pensamento paradigmático afirma que a verdade científica depende da aceitação da comunidade científica, que podem ou não tomar os experimentos para este fim. Neste sentido a verdade é o que a comunidade acredita e ciência é um conhecimento aceito pelos cientistas.
O pensamento dos planos de pesquisas indicam que a verdade é inatingível mas nos aproximamos delas através de refinamentos produzidos por planos de pesquisas, que dependendo das possibilidades de avançarem, são aceitos ou não. Nesta perspectiva o conhecimento científico deve permitir sempre mais estudos.
E por fim chegamos ao que chamam de pensamento anarquista da ciência que fala sobre o conhecimento científico ser um conjunto estruturado de conhecimento que depende apenas de haver estudo/pesquisa.
Dito tudo isso podemos julgar se se a astrologia é uma ciência. Na verdade a astrologia não testas suas teses através de experimentos ou tem suas teses passiveis de falsificação. Não se interessam na aceitação da comunidade cientifica e suas afirmações não permitem uma continua investigação ou plano de pesquisa. Desta maneira, não posso considerar a astrologia como uma ciência sob nenhuma das linhas de pensamentos aceitas pela filosofia da ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário